Buscar
  • Isadora Balem

Peço desconto em folha da pensão ou para o genitor pagar a escola?





Existem duas formas de prestar alimentos: in natura (pagando diretamente o bem da vida correspondente, a exemplo da escola, plano de saúde, etc) ou in pecúnia ( alcançando mensalmente um valor pré determinado à genitora, para que ela administre o dinheiro a fim de satisfazer as necessidades do filho/filha).


Mas qual a melhor forma de garantir que o valor da pensão seja efetivamente pago?

Depende.


Para definir a melhor forma de pedir alimentos é preciso considerar estrategicamente as necessidades da criança/adolescente e a realidade do genitor, bem como o seu perfil.


Explico: desconto em folha no contracheque de um servidor público é o sonho de qualquer mãe, haja vista que o valor destinado ao filho é repassado integralmente todos os meses, sem atraso.


Ainda que não seja um servidor público com vínculo estável, o desconto em folha pode ser uma opção interessante quando o genitor é uma pessoa responsável que costuma permanecer longos períodos no mesmo emprego. Evita que a mãe tenha que entrar em contato mês a mês e cobrar o valor devido, causando ansiedade e brigas.


Contudo, essa realidade é distante da maioria das mulheres que, mesmo com uma decisão que fixa o valor da pensão, não conseguem recebê-la corretamente. Se o genitor possui carteira assinada em regime celetista, ganha um salário baixo e frequentemente troca de emprego, é importante repensar se o desconto em folha é a melhor opção. É comum que homens peçam demissão e se sujeitem a não ter carteira assinada, muitas vezes ganhando um pouco menos, para não “darem dinheiro” para as mulheres.


Se o pai do seu filho é desses, o mais interessante pode ser a fixação dos alimentos in natura, determinando que ele seja o responsável financeiro da escola ou plano de saúde. Isso fará com que eventual atraso ou inadimplemento do pagamento constitua uma dívida no nome exclusivo dele, evitando que a mãe seja obrigada a contratar uma advogada e entrar na justiça para executar os alimentos não pagos, já que a própria instituição credora pode fazer um protesto do título, por exemplo.


Gostou?

Conta aqui pra mim como está fixado atualmente a pensão do seu(ua) filho(a):

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo