Buscar
  • Isadora Balem

Saiba o que pode fazer quando o genitor não transporta a criança na cadeirinha



Toda vez que ocorre a convivência entre o genitor e seu(sua)filho(a) você fica com o coração na mão por que ele não transporta a criança na cadeirinha adequada?


Você já falou inúmeras vezes sobre a importância que o deslocamento se dê de forma adequada, mas ele se argumenta que são apenas algumas quadras e o bebê chora muito na cadeirinha?


Apesar de seus esforços diários e da apreensão que é dirigir com uma criança chorando no banco de trás, o genitor se recusa a entender que vocês precisam estar alinhados também nesse ponto e que o uso da cadeirinha é item de segurança obrigatório.


Mas o que fazer se mesmo assim ele não atende ao seus reiterados pedidos?


Minha primeira sugestão é que vocês elaborem um PLANO PARENTAL, em que além de como se dará o convívio entre a criança e o genitor não guardião (incluindo datas especiais, férias e feriados, hora/local e responsabilidade pela retirada/devolução do(a) filho(a), vocês possam prever uma série de disposições a respeito dos cuidados e rotina da criança.


Uma dessas possibilidades é a previsão do transporte do filho/a na cadeirinha, independente se sejam trajetos curtos ou não, com previsão de multa para o descumprimento.


A relação está muito desgastada e não é possível construir um acordo nesse sentido? Faça prints das conversas em que você explicou a importância do uso da cadeirinha e pediu gentilmente que ele utilizasse, prove que ele descumpriu (seja por fotos, ou pela confirmação no whats) novamente a solicitação. Anexe tudo isso ao processo e peça ao juiz a fixação de multa pelo descumprimento.


A audição (e a boa vontade) deles sempre melhora quando se conversa com o bolso!


Ah, e lembrando que a cadeirinha é uma despesa extraordinária e deve ser custeada por ambos, na mesma proporção definida para os alimentos, mas em regra não está inclusa no valor mensal da pensão!


Já passou por uma situação semelhante? Conhece alguma mulher que precisa saber disso? Mande esse post pra ela!

#direitodefamilia#direitodacrianca#maternidade#maternidadesolo#maesolo#cadeirinha#cadeirinhadebebe#transporte#seguranca#advocacia#advocaciaparamulheres

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo